sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobre MÃES!
Oque dizer sobre minha própria função?
Dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu na vida?
Ou que SER MÃE é nunca mais deixar de se preocupar?
Ou que é tornar-se chata para todo sempre?
Ou que é orgulhar-se a cada instante de seus filhos, de como são inteligentes, lindos, amorosos, engraçados, justos, dignos, companheiros, etc,etc,etc
Penso que a melhor definição seja: ser mãe é aprender todos os dias!
Cansa, cansa muito!! Tenho que aprender coisas novas todos os dias; acho sempre que não vou dar conta!!!
Tudo o que eu pensei ter ensinado a eles foi justamente o que eles me mostraram!!
E chegar a essa conclusão é muito bom, porque a gente sabe que eles sim vão dar conta de tudo.
Crescer com eles foi uma grande escola.
Cantei, dancei, aprendi brincadeiras, reaprendi a ler, escrever, fazer continhas; descobri o Brasil, aprendi sobre a "Guerra do Paraguai", sobre a Idade Média, e sobre rios e afluentes...
Aprendi a fazer novos amigos, a sofrer com eles, por eles, aprendi a conquistar , namorar e ser "dispensado". Aprendi que se pode rir e chorar e gozar e sofrer e continuar vivendo; o bom e velho "a fila anda"! E que por mais grosseiro que isto possa soar, é real!
Pois se querem saber o que eu posso dizer sobre "ser mãe", é que aprendi a viver! 
Refiz um caminho já trilhado por mim, por minha mãe! Segui seus exemplos que eu achava admiráveis e tentei não errar naquilo que eu achei que falhou.
E ainda hoje, penso com pesar quando lembro dos seus "erros"; sinto pena de mim por ainda pensar neles como ERROS! Fico imaginando seus sonhos, seus planos, suas expectativas em relação aos nossos "futuros", o quanto de tudo que ela sonhou pra nós não teve que ser sublimado, em função das nossas escolhas!!
Pois é, ser mãe...
Pra todas nós, as que demos à luz aos nossos filhos, àquelas que nunca "pariram" filhos mas que tanto fizeram por tantas crianças, àquelas que educam filhos de outras, as professoras primárias(kkk, isso não existe mais!!!), aos lindos novos pais de agora que ajudam em tudo, mil vezes parabéns!!!
Porque acho que ser mãe é cuidar, dar carinho e atenção, saber escutar e a hora de falar, é olhar com esperança aquelas pessoas que estão ao seu lado acreditando que vão mudar o mundo, é dar ferramentas e apoio pra que essa esperança não se perca na rotina, no cansaço, no ressentimento.
Talvez todo esse sentimento seja o verdadeiro significado da palavra AMOR!!
Pois é, ser mãe...
Só tenho a dizer que meus filhos me fizeram ser uma pessoa melhor.
Agradeço aos deuses pela chance de conviver com eles.
Agradeço pelas escolhas que têm feito; seus parceiros têm sido meus filhos também!!
Seus amigos são filhotes que adotei por óbvia afinidade; todos me fazem crescer!!
Aos meus lindos e amados filhos, Ra, Gui, Jú, Mi, André e Thi, mil vezes obrigada!!!
E a todos os filhotes "adotivos", que são um montão!!!!
E à minha mãe que nos amou e apoiou e confiou, que nos fez o que somos!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sobre meu tempo

Durante tanto tempo sem escrever, fiquei "brigando" comigo, sobre escrever um BLOG que talvez não interesse à ninguém, sobre coisas e sentimentos que só dizem respeito à mim; ao mesmo tempo, acho que escrever sobre qualquer coisa é deixar registrada uma história, mesmo que seja a MINHA história, vista com meus olhos, seria um "retrato" do meu tempo, uma foto tirada do MEU ângulo,  mas ainda assim com uma verdade.
Com o tempo tenho ficado "reclamona"; do trânsito, governo, cidade, pessoas. Penso em COMO se poderia dar um jeito nesta cidade, neste país. Os governantes se gabam de hoje sermos considerados a 6º economia do mundo, mas não conseguem alfabetizar seu povo, isto é, NOSSO povo!!
É básico, chega a ser óbvio, que não se vai à lugar algum sem educação. Vai do mais simples como se manter sua escola limpa, como comer uma comida caseira, escovar os dentes, respeitar professores!
E por falar em PROFESSORES... Pobre desse país que não os respeita...
Deveriam ser os profissionais mais bem pagos do MUNDO; e não digo do MUNDO prá enfatizar e sim porque os considero como os mais importantes do mundo, mesmo!!!
Ainda hoje nos jornais , vem uma reportagem sobre a FALTA de professores na rede pública de São Paulo; paga-se mal, não há salas de aula em ordem, condições de higiene em salas e banheiros, computadores, não há nem ao menos as antigas Bibliotecas, que não muito tempo atrás eram como um "templo" dentro das escolas, um lugar de silêncio e respeito com o SABER!!
Vira um "círculo": o professor ganha mal e portanto não gosta de ensinar; o aluno aproveita e não se esforça pra aprender, os pais têm que trabalhar e prá isso vão "entulhados" dentro de ônibus lotados e imundos, por horas, num trânsito caótico e quando chegam em "casa"( provavelmente sem água, comida e higiene), não querem nem saber de perguntar sobre a escola; as crianças deixam de respeitar os professores porque não têm cobrança em casa e essa mesma criança aprenderá que pouco importa se ela estuda ou não, porque de qualquer modo ela obterá um "diploma", tendo ou não aprendido alguma coisa. Isto tudo acontece com trágica frequência, na maior e mais rica e desenvolvida cidade do país, no mais rico e desenvolvido Estado do país!!!!
Não há Partido bom ou ruim; não há Presidente, Governador ou Prefeito que seja bom ou ruim.
Infelizmente acho que isso se tornou um problema, um estigma no CARÁTER NACIONAL!!
Olhamos, sentimos, sofremos, partilhamos, assistimos a todos os problemas do país, mas preferimos acreditar que estamos evoluindo, que estamos emprestando dinheiro pras "antigas GRANDES nações" e então passamos a ser EXEMPLO!!!
Tapamos nossos olhos, ouvidos e bocas!
Fingimos que estamos crescendo!
Acreditamos que temos em QUEM votar!
Pois prá mim o que importa é o respeito que se tem pelas pessoas; o índice Econômico só vale se investido no BEM da população! O único índice que merece meu respeito é o IDH, que mostra o desenvolvimento HUMANO e neste, nós estamos láááááaáá´atrás!!!
Meio cheia????
Acho que sim.
Mas considero este texto um "pedaço" do que observo do meu tempo; infelizmente!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sobre a Liberdade

Este é um tema que atormentou minha vida quando era jovem. Eu sonhava ser livre, independente; sonhava morar sozinha, sem ter que dar satisfações à ninguém, sem ter hora pra chegar ou sair, ou almoçar ou simplesmente NÃO comer nada. Sonhava ter meu dinheiro e decidir por mim mesma tudo o que era importante comprar e usufruir, sem ter que pedir pra ninguém, nem mesmo a opinião de qualquer pessoa seria necessária! Bem, com o tempo eu percebi que a liberdade não existe; pena!!! Talvez, quando bebês, tenhamos a liberdade de gritar e chorar quando bem quisermos, mas dependemos de alguém pra nos atender, alimentar, etc Talvez na primeira infância em que todos os planetas giram em torno de nós, mas ainda assim, os adultos teimam em nos jogar a realidade na cara!! Quem sabe quando temos o nosso primeiro emprego, salário, apartamento, aí sim sejamos livres, mas na verdade somos escravos do TER, CONQUISTAR ( $ e pessoas), CASAR, FILHOS e tantas coisas e desejos que nos tornam escravos dos padrões sociais.
Com esses pensamentos, eu aprendi a usufruir as oportunidades que aparecem; não todas, ainda me preocupo muito com o que esperam de mim, mas aquelas que eu sinto que não machucam quem é importante pra mim. Não sou livre, e nem pretendo sê-lo, pelo menos da forma que um dia eu sonhei. Mas sou livre, ou quase, pra dizer às pessoas o que acho que devo dizer, na hora certa, e na medida do possível, sem ofender, mas sem deixar passar pra não magoar ninguém, nem eu mesma.
Vejo que sofri pra caramba quando sonhava com a minha LIBERDADE!! Ai, tempo perdido, choros abafados, coração machucado, tudo por uma ilusão: ser livre!!!
Talvez exista um tempo de real liberdade: quando a senilidade tomar conta de mim( quem dera isto nunca aconteça),e ainda houver alguma força física, mas nenhuma capacidade mental, aí sim se possa ser livre. Aí direi bobagens, farei o quiser, irei pra onde quiser( ou puder!), mas sem consciência, sem pensar em ninguém,sem perceber as outras pessoas, elas não mais serão importantes! Mas de que vale a LIBERDADE quando se estiver só!!! Prefiro dividir tudo, tendo que dividir, relevar, compreender, ceder e tantas outras coisas necessárias pra viver com as pessoas que eu amo; apesar de não ser livre, minhas "amarras" estão nas pessoas e coisas que me fazem feliz!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sobre meu PAI

Tanto tempo sem nada a dizer, mas o dia dos Pais vem chegando e mais e mais eu lembro do meu; uma pessoa prá se copiar! Engraçado é que houve um tempo em que eu o considerei uma pessoa sem ousadia, talvez controlado demais e assim, conclui eu, pouco criativo; e eu achava isso um grande defeito. Pois este homem, perdeu o pai , o dinheiro e a segurança aos 11anos. Os irmãos foram separados pelas casas das tias, prá que pudessem ser mantidos e educados; conviviam, mas não moravam juntos. Teve que trabalhar cedo, fora da sua pequeníssima cidade, tendo acesso ao cigarro que assumiu rapidamente porque achava que era coisa de adultos; teve acesso à bebidas e apesar de gostar bem delas, jamais foi seu escravo. Cuidou de sua mãe e irmãos e formou nossa família. Comprou nossa casa, nos educou em colégios particulares, nos deu conforto e educação financeira, nos dando uma "semanada" à partir dos 8 anos, prá que aprendêssemos a administrar nossos desejos e possibilidades. Comprou mais propriedades, nos deu viagens ao exterior, viajou o mundo com minha mãe; quando teve que deixar o cigarro, deixou, depois de 60 anos fumando, e ninguém o viu alterado por isso; quando teve que se aposentar, depois de 51 anos no BB, rapidamente passou a caminhar no Ibirapuera todos os dias, almoçava fora prá não "sobrecarregar" minha mãe, que também já não era "criança" e a ir prá Santos com mais frequência. Ficou doente uma única vez na vida; hospitalizado, contribuiu com o tratamento, fez os exercícios recomendados e se curou. Aos 73anos depois de mais um fim de semana em Santos, voltaram para almoçar em SP, comeu uns mariscos com caipirinha, comeu uma bela "Pasta" com um bom vinho e depois de um cochilo, foi regar as plantas, que ele adorava cuidar e morreu; sem um ruido, sem incomodar ninguém, até na hora de ir embora.
Esse foi meu pai. Aquele cara que um dia eu achei "pouco criativo". Esse "cara" transformou uma vida sem perspectivas, numa cidade do interior de Minas, numa carreira de sucesso, numa família unida, num exemplo prá muita gente.
Não houve "arroubos", grandes investimentos, auges e quedas econômicas, brigas, reconciliações; não houve espetáculo; mas será que todos queremos espetáculo? Eu queria era ele outra vez, prá poder lhe dizer tantas coisa, dar-lhe tantos abraços, saber que poderia contar com ele pro que acontecesse. Tantas vezes sua presença me trouxe a paz de me saber querida apesar de mim. E também prá lhe explicar que, se algum dia ele sentiu aquele meu pensamento de "pouca criatividade", eu hoje tenho certeza de que ele foi DEMAIS!!!! Que transformou nossas vidas em um "canteiro" de possibilidades e que se eu pudesse passar pros meus filhos o que ele nos passou, talvez somente a metade, eu já seria a pessoa mais feliz do mundo!!
Que bom que você foi/é meu pai!! Onde estiver, eu amo você! Obrigada bj.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pedido de desculpas

Prá quem gasta seu precioso tempo a ler o que eventualmente eu escrevo,tanto no FB, quanto aqui no blog, devo pedir desculpas! Perdi a paciência com pequenos "entraves" que aconteceram logo cedinho, quando já havia planejado mil coisas prá fazer e tive que desistir. ARGH!!!!! Fiquei MUITO brava! E aí resolvi soltar meus cachorros no FB, como se alguém precisasse, ou  quisesse ouvir, (no caso, ler), sobre probleminhas banais!
Claaaaro que tendo uma casa velhinha (ksks), ela tem mil coisas a serem consertadas, e ninguém está interessado em saber!
Claaaaaro que como eu também estou velhinha (ksksksksksks), eu também tenho mil coisinhas a serem consertadas ou ao menos, administradas, e também ninguém está interessado nisso!
Agora, quanto aos relacionamentos, usei um termo grosseiríssimo, dizendo que " a fila anda"! SENHOR! Aí eu abusei do direito de ser "grossa"! Principalmente porque eu jamais acreditei nisso. Relacionamentos prá mim, são eternos. Ainda que terminem,não deixam de existir jamais. Com boas ou más lembranças, não deixarão de existir. As pessoas que passam pela minha vida e são amadas, farão parte da minha história com respeito e saudade. É claro que existem pessoas de quem eu nem quero ouvir falar, mas essas eu conto em poucos dedos de uma só mão.
Estou aqui, fazendo um "mea culpa" e avisando que , na próxima vez que eu for ser grosseira, juro que vou pro espelho e falo com quem merece ouvir, EU MESMA!!
E não, a "fila não anda", mas tudo na vida passa, por incrível que pareça, por mais doído que se mostre, por mais sofrido e injusto que pareça!
Adoro as pessoas, adoro receber pessoas em minha casa, apesar de estar velhinha e adoro amigos, mais que amigos, parentes, benfeitores e novos personagens que aparecerem em minha história!!
Mil perdões pelo "destempero"!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre a Compaixão

Já citei, em algum momento, uma crônica de Rubem Alves falando sobre a compaixão, em que sua netinha a define como "meu coração fica junto com o coração dela"(a pessoa por quem se tem compaixão). Acho que é esta a definição do que sinto hoje. É terrível ver qualquer pessoa sofrer, mas alguém especial é muito pior! Não tenho "licença" para dizer quem sofre, mas tenho o coração por perto para ampará-lo. Difícil quando temos que decidir por 2 e não só por nós. Ah, a vida a dois é um mistério!!! Se exemplos servissem, haveria N bons e maus prá nos elucidar. Mas a vida de cada um e de cada dois é tão surpreendente... O que eu tenho a dizer é que eu mesma já achei que só seria feliz com UMA PESSOA ESPECIAL! Tive sorte, achei uma pessoa especial. Mas compreendi a tempo que esse ESPECIAL não teria que ser com "letras maiúsculas! Esse especial poderia ser apenas alguém que eu quizesse que fosse especial, que eu investisse prá que fosse especial, que pudesse "suportar meus péssimos dias e valorizar meus "pouquíssimos" bons dias, alguém que eu soubesse que poderia "suportar" em seus péssimos dias e assim por diante. A vida a dois é uma história que se constroi com descobertas, invasões, encantamentos, traições, conquistas, mortes, nascimentos... como qualquer história! Mas é um comprometimento com essa história DUPLA, em que a amizade, o respeito(seja lá o q se vai COMBINAR como limite para respeito), a cumplicidade(Ô palavrinha clichê), a tolerância e fundamentalmente o amor pela pessoa que um dia lhe despertou uma PAIXÃO com letras maiúsculas, o comprometimento com essa pessoa para uma convivência com letras normais, mas que a gente sabe que pode contar. Talvez se possa dizer que essa convivência seja uma forma de compaixão, de estar por perto quando se está bem e principalmente quando se está mal, quando se consegue um trunfo ou quando se sente derrotado; é difícil; requer maturidade, abnegação, altruísmo, enfim compaixão!
Numa vida a dois, temos que pensar em DOIS.
Hoje eu me sinto assim; sinto compaixão por duas pessoas queridas. E quero que saibam que "meu coração está junto dos seus".
E não como conselho, mas como "tempo de serviço", machuca menos quando a gente passa por uma fase ruim com uma pessoa que nos ama; CERTEZA!

domingo, 12 de junho de 2011

Sobre o Dia dos Namorados

Sobre namorar, eu definiria como olhar,gostar,investir, envolver e finalmente conquistar, no sentido de TER, como uma aquisição definitiva. Eu não estou namorando. Vivo há 39 anos com meu COMPANHEIRO (33 de casados + 6 de "namoro") e sou CASADA e casar significa harmonizar, juntar, unir,aliar, combinar! E esse é o segredo de ser muito bom estar com ele. Temos milhares de coisas em comum e outras tantas,incomuns(???), não sei se seria o termo certo, mas é que discordamos em outras milhares de coisas! Já houve ocasiões em que foi difícil estar junto, mas os momentos que preferimos ficar perto foram em número infinitamente maior. E por isso estamos CASADOS!! Não tenho a preocupação de conquistá-lo a cada dia, mas de fazer nossa vida melhor, sempre. E acho que fazemos isso todos os dias, desistindo de algumas coisas, nos alegrando com suas alegrias, calando quando necessário, exigindo quando imprescindível, enfim harmonizando, fazendo nossa vida melhor. è assim: dia dos namorados é de vez em quando e não no dia 12 de junho; meus dias são de casada com um companheirão de vida, Meu companheiro de sempre, admirável e meu amor! Feliz VIDA prá nós !