sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobre MÃES!
Oque dizer sobre minha própria função?
Dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu na vida?
Ou que SER MÃE é nunca mais deixar de se preocupar?
Ou que é tornar-se chata para todo sempre?
Ou que é orgulhar-se a cada instante de seus filhos, de como são inteligentes, lindos, amorosos, engraçados, justos, dignos, companheiros, etc,etc,etc
Penso que a melhor definição seja: ser mãe é aprender todos os dias!
Cansa, cansa muito!! Tenho que aprender coisas novas todos os dias; acho sempre que não vou dar conta!!!
Tudo o que eu pensei ter ensinado a eles foi justamente o que eles me mostraram!!
E chegar a essa conclusão é muito bom, porque a gente sabe que eles sim vão dar conta de tudo.
Crescer com eles foi uma grande escola.
Cantei, dancei, aprendi brincadeiras, reaprendi a ler, escrever, fazer continhas; descobri o Brasil, aprendi sobre a "Guerra do Paraguai", sobre a Idade Média, e sobre rios e afluentes...
Aprendi a fazer novos amigos, a sofrer com eles, por eles, aprendi a conquistar , namorar e ser "dispensado". Aprendi que se pode rir e chorar e gozar e sofrer e continuar vivendo; o bom e velho "a fila anda"! E que por mais grosseiro que isto possa soar, é real!
Pois se querem saber o que eu posso dizer sobre "ser mãe", é que aprendi a viver! 
Refiz um caminho já trilhado por mim, por minha mãe! Segui seus exemplos que eu achava admiráveis e tentei não errar naquilo que eu achei que falhou.
E ainda hoje, penso com pesar quando lembro dos seus "erros"; sinto pena de mim por ainda pensar neles como ERROS! Fico imaginando seus sonhos, seus planos, suas expectativas em relação aos nossos "futuros", o quanto de tudo que ela sonhou pra nós não teve que ser sublimado, em função das nossas escolhas!!
Pois é, ser mãe...
Pra todas nós, as que demos à luz aos nossos filhos, àquelas que nunca "pariram" filhos mas que tanto fizeram por tantas crianças, àquelas que educam filhos de outras, as professoras primárias(kkk, isso não existe mais!!!), aos lindos novos pais de agora que ajudam em tudo, mil vezes parabéns!!!
Porque acho que ser mãe é cuidar, dar carinho e atenção, saber escutar e a hora de falar, é olhar com esperança aquelas pessoas que estão ao seu lado acreditando que vão mudar o mundo, é dar ferramentas e apoio pra que essa esperança não se perca na rotina, no cansaço, no ressentimento.
Talvez todo esse sentimento seja o verdadeiro significado da palavra AMOR!!
Pois é, ser mãe...
Só tenho a dizer que meus filhos me fizeram ser uma pessoa melhor.
Agradeço aos deuses pela chance de conviver com eles.
Agradeço pelas escolhas que têm feito; seus parceiros têm sido meus filhos também!!
Seus amigos são filhotes que adotei por óbvia afinidade; todos me fazem crescer!!
Aos meus lindos e amados filhos, Ra, Gui, Jú, Mi, André e Thi, mil vezes obrigada!!!
E a todos os filhotes "adotivos", que são um montão!!!!
E à minha mãe que nos amou e apoiou e confiou, que nos fez o que somos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário