sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sobre MÃES!
Oque dizer sobre minha própria função?
Dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu na vida?
Ou que SER MÃE é nunca mais deixar de se preocupar?
Ou que é tornar-se chata para todo sempre?
Ou que é orgulhar-se a cada instante de seus filhos, de como são inteligentes, lindos, amorosos, engraçados, justos, dignos, companheiros, etc,etc,etc
Penso que a melhor definição seja: ser mãe é aprender todos os dias!
Cansa, cansa muito!! Tenho que aprender coisas novas todos os dias; acho sempre que não vou dar conta!!!
Tudo o que eu pensei ter ensinado a eles foi justamente o que eles me mostraram!!
E chegar a essa conclusão é muito bom, porque a gente sabe que eles sim vão dar conta de tudo.
Crescer com eles foi uma grande escola.
Cantei, dancei, aprendi brincadeiras, reaprendi a ler, escrever, fazer continhas; descobri o Brasil, aprendi sobre a "Guerra do Paraguai", sobre a Idade Média, e sobre rios e afluentes...
Aprendi a fazer novos amigos, a sofrer com eles, por eles, aprendi a conquistar , namorar e ser "dispensado". Aprendi que se pode rir e chorar e gozar e sofrer e continuar vivendo; o bom e velho "a fila anda"! E que por mais grosseiro que isto possa soar, é real!
Pois se querem saber o que eu posso dizer sobre "ser mãe", é que aprendi a viver! 
Refiz um caminho já trilhado por mim, por minha mãe! Segui seus exemplos que eu achava admiráveis e tentei não errar naquilo que eu achei que falhou.
E ainda hoje, penso com pesar quando lembro dos seus "erros"; sinto pena de mim por ainda pensar neles como ERROS! Fico imaginando seus sonhos, seus planos, suas expectativas em relação aos nossos "futuros", o quanto de tudo que ela sonhou pra nós não teve que ser sublimado, em função das nossas escolhas!!
Pois é, ser mãe...
Pra todas nós, as que demos à luz aos nossos filhos, àquelas que nunca "pariram" filhos mas que tanto fizeram por tantas crianças, àquelas que educam filhos de outras, as professoras primárias(kkk, isso não existe mais!!!), aos lindos novos pais de agora que ajudam em tudo, mil vezes parabéns!!!
Porque acho que ser mãe é cuidar, dar carinho e atenção, saber escutar e a hora de falar, é olhar com esperança aquelas pessoas que estão ao seu lado acreditando que vão mudar o mundo, é dar ferramentas e apoio pra que essa esperança não se perca na rotina, no cansaço, no ressentimento.
Talvez todo esse sentimento seja o verdadeiro significado da palavra AMOR!!
Pois é, ser mãe...
Só tenho a dizer que meus filhos me fizeram ser uma pessoa melhor.
Agradeço aos deuses pela chance de conviver com eles.
Agradeço pelas escolhas que têm feito; seus parceiros têm sido meus filhos também!!
Seus amigos são filhotes que adotei por óbvia afinidade; todos me fazem crescer!!
Aos meus lindos e amados filhos, Ra, Gui, Jú, Mi, André e Thi, mil vezes obrigada!!!
E a todos os filhotes "adotivos", que são um montão!!!!
E à minha mãe que nos amou e apoiou e confiou, que nos fez o que somos!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sobre meu tempo

Durante tanto tempo sem escrever, fiquei "brigando" comigo, sobre escrever um BLOG que talvez não interesse à ninguém, sobre coisas e sentimentos que só dizem respeito à mim; ao mesmo tempo, acho que escrever sobre qualquer coisa é deixar registrada uma história, mesmo que seja a MINHA história, vista com meus olhos, seria um "retrato" do meu tempo, uma foto tirada do MEU ângulo,  mas ainda assim com uma verdade.
Com o tempo tenho ficado "reclamona"; do trânsito, governo, cidade, pessoas. Penso em COMO se poderia dar um jeito nesta cidade, neste país. Os governantes se gabam de hoje sermos considerados a 6º economia do mundo, mas não conseguem alfabetizar seu povo, isto é, NOSSO povo!!
É básico, chega a ser óbvio, que não se vai à lugar algum sem educação. Vai do mais simples como se manter sua escola limpa, como comer uma comida caseira, escovar os dentes, respeitar professores!
E por falar em PROFESSORES... Pobre desse país que não os respeita...
Deveriam ser os profissionais mais bem pagos do MUNDO; e não digo do MUNDO prá enfatizar e sim porque os considero como os mais importantes do mundo, mesmo!!!
Ainda hoje nos jornais , vem uma reportagem sobre a FALTA de professores na rede pública de São Paulo; paga-se mal, não há salas de aula em ordem, condições de higiene em salas e banheiros, computadores, não há nem ao menos as antigas Bibliotecas, que não muito tempo atrás eram como um "templo" dentro das escolas, um lugar de silêncio e respeito com o SABER!!
Vira um "círculo": o professor ganha mal e portanto não gosta de ensinar; o aluno aproveita e não se esforça pra aprender, os pais têm que trabalhar e prá isso vão "entulhados" dentro de ônibus lotados e imundos, por horas, num trânsito caótico e quando chegam em "casa"( provavelmente sem água, comida e higiene), não querem nem saber de perguntar sobre a escola; as crianças deixam de respeitar os professores porque não têm cobrança em casa e essa mesma criança aprenderá que pouco importa se ela estuda ou não, porque de qualquer modo ela obterá um "diploma", tendo ou não aprendido alguma coisa. Isto tudo acontece com trágica frequência, na maior e mais rica e desenvolvida cidade do país, no mais rico e desenvolvido Estado do país!!!!
Não há Partido bom ou ruim; não há Presidente, Governador ou Prefeito que seja bom ou ruim.
Infelizmente acho que isso se tornou um problema, um estigma no CARÁTER NACIONAL!!
Olhamos, sentimos, sofremos, partilhamos, assistimos a todos os problemas do país, mas preferimos acreditar que estamos evoluindo, que estamos emprestando dinheiro pras "antigas GRANDES nações" e então passamos a ser EXEMPLO!!!
Tapamos nossos olhos, ouvidos e bocas!
Fingimos que estamos crescendo!
Acreditamos que temos em QUEM votar!
Pois prá mim o que importa é o respeito que se tem pelas pessoas; o índice Econômico só vale se investido no BEM da população! O único índice que merece meu respeito é o IDH, que mostra o desenvolvimento HUMANO e neste, nós estamos láááááaáá´atrás!!!
Meio cheia????
Acho que sim.
Mas considero este texto um "pedaço" do que observo do meu tempo; infelizmente!