terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre a Compaixão

Já citei, em algum momento, uma crônica de Rubem Alves falando sobre a compaixão, em que sua netinha a define como "meu coração fica junto com o coração dela"(a pessoa por quem se tem compaixão). Acho que é esta a definição do que sinto hoje. É terrível ver qualquer pessoa sofrer, mas alguém especial é muito pior! Não tenho "licença" para dizer quem sofre, mas tenho o coração por perto para ampará-lo. Difícil quando temos que decidir por 2 e não só por nós. Ah, a vida a dois é um mistério!!! Se exemplos servissem, haveria N bons e maus prá nos elucidar. Mas a vida de cada um e de cada dois é tão surpreendente... O que eu tenho a dizer é que eu mesma já achei que só seria feliz com UMA PESSOA ESPECIAL! Tive sorte, achei uma pessoa especial. Mas compreendi a tempo que esse ESPECIAL não teria que ser com "letras maiúsculas! Esse especial poderia ser apenas alguém que eu quizesse que fosse especial, que eu investisse prá que fosse especial, que pudesse "suportar meus péssimos dias e valorizar meus "pouquíssimos" bons dias, alguém que eu soubesse que poderia "suportar" em seus péssimos dias e assim por diante. A vida a dois é uma história que se constroi com descobertas, invasões, encantamentos, traições, conquistas, mortes, nascimentos... como qualquer história! Mas é um comprometimento com essa história DUPLA, em que a amizade, o respeito(seja lá o q se vai COMBINAR como limite para respeito), a cumplicidade(Ô palavrinha clichê), a tolerância e fundamentalmente o amor pela pessoa que um dia lhe despertou uma PAIXÃO com letras maiúsculas, o comprometimento com essa pessoa para uma convivência com letras normais, mas que a gente sabe que pode contar. Talvez se possa dizer que essa convivência seja uma forma de compaixão, de estar por perto quando se está bem e principalmente quando se está mal, quando se consegue um trunfo ou quando se sente derrotado; é difícil; requer maturidade, abnegação, altruísmo, enfim compaixão!
Numa vida a dois, temos que pensar em DOIS.
Hoje eu me sinto assim; sinto compaixão por duas pessoas queridas. E quero que saibam que "meu coração está junto dos seus".
E não como conselho, mas como "tempo de serviço", machuca menos quando a gente passa por uma fase ruim com uma pessoa que nos ama; CERTEZA!

domingo, 12 de junho de 2011

Sobre o Dia dos Namorados

Sobre namorar, eu definiria como olhar,gostar,investir, envolver e finalmente conquistar, no sentido de TER, como uma aquisição definitiva. Eu não estou namorando. Vivo há 39 anos com meu COMPANHEIRO (33 de casados + 6 de "namoro") e sou CASADA e casar significa harmonizar, juntar, unir,aliar, combinar! E esse é o segredo de ser muito bom estar com ele. Temos milhares de coisas em comum e outras tantas,incomuns(???), não sei se seria o termo certo, mas é que discordamos em outras milhares de coisas! Já houve ocasiões em que foi difícil estar junto, mas os momentos que preferimos ficar perto foram em número infinitamente maior. E por isso estamos CASADOS!! Não tenho a preocupação de conquistá-lo a cada dia, mas de fazer nossa vida melhor, sempre. E acho que fazemos isso todos os dias, desistindo de algumas coisas, nos alegrando com suas alegrias, calando quando necessário, exigindo quando imprescindível, enfim harmonizando, fazendo nossa vida melhor. è assim: dia dos namorados é de vez em quando e não no dia 12 de junho; meus dias são de casada com um companheirão de vida, Meu companheiro de sempre, admirável e meu amor! Feliz VIDA prá nós !

Para minha amada- 20 anos( e um dia!)

Ainda em tempo, afinal você nasceu ontem!!! E que dia especial foi aquele! Era minha menina chegando, uma coisa nova, me trazendo tantas expectativas, eu, mãe de dois meninos deliciosos, fáceis de lidar, adoráveis,e aí estava chegando a minha menina! As expectativas foram por água a baixo(ksks). Ela foi ELA mais do que ninguém! Desde sempre cheia de certezas e decisões; ADMIRÁVEL! E assim foi e assim é!
Desde a semana passada venho pensando em algo prá lhe dizer, mas tudo parece pequeno demais! Pequeno para o amor que sinto, para a admiração e respeito que lhe tenho, pelo quanto aprendo e me orgulho de você.
Mais uma vez, eu reconheço e agradeço aos "meus deuses" pela chance de aprender a ser melhor, que meus filhos me dão!
Prá você, minha amada, eu desejo a alegria, o amor e o respeito que você merece; o sucesso que você está conquistando e a dádiva de sempre olhar prá frente e sonhar, que é o grande "mote' da vida!
E que você saiba que estarei SEMPRE com você, quando e SE precisar!
Desculpe o atraso de um dia, mas o "tudo de bom" que eu lhe desejo é desde o dia que eu soube de você, até a eternidade. AMO VOCÊ. Bj de mami