quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sobre a Liberdade

Este é um tema que atormentou minha vida quando era jovem. Eu sonhava ser livre, independente; sonhava morar sozinha, sem ter que dar satisfações à ninguém, sem ter hora pra chegar ou sair, ou almoçar ou simplesmente NÃO comer nada. Sonhava ter meu dinheiro e decidir por mim mesma tudo o que era importante comprar e usufruir, sem ter que pedir pra ninguém, nem mesmo a opinião de qualquer pessoa seria necessária! Bem, com o tempo eu percebi que a liberdade não existe; pena!!! Talvez, quando bebês, tenhamos a liberdade de gritar e chorar quando bem quisermos, mas dependemos de alguém pra nos atender, alimentar, etc Talvez na primeira infância em que todos os planetas giram em torno de nós, mas ainda assim, os adultos teimam em nos jogar a realidade na cara!! Quem sabe quando temos o nosso primeiro emprego, salário, apartamento, aí sim sejamos livres, mas na verdade somos escravos do TER, CONQUISTAR ( $ e pessoas), CASAR, FILHOS e tantas coisas e desejos que nos tornam escravos dos padrões sociais.
Com esses pensamentos, eu aprendi a usufruir as oportunidades que aparecem; não todas, ainda me preocupo muito com o que esperam de mim, mas aquelas que eu sinto que não machucam quem é importante pra mim. Não sou livre, e nem pretendo sê-lo, pelo menos da forma que um dia eu sonhei. Mas sou livre, ou quase, pra dizer às pessoas o que acho que devo dizer, na hora certa, e na medida do possível, sem ofender, mas sem deixar passar pra não magoar ninguém, nem eu mesma.
Vejo que sofri pra caramba quando sonhava com a minha LIBERDADE!! Ai, tempo perdido, choros abafados, coração machucado, tudo por uma ilusão: ser livre!!!
Talvez exista um tempo de real liberdade: quando a senilidade tomar conta de mim( quem dera isto nunca aconteça),e ainda houver alguma força física, mas nenhuma capacidade mental, aí sim se possa ser livre. Aí direi bobagens, farei o quiser, irei pra onde quiser( ou puder!), mas sem consciência, sem pensar em ninguém,sem perceber as outras pessoas, elas não mais serão importantes! Mas de que vale a LIBERDADE quando se estiver só!!! Prefiro dividir tudo, tendo que dividir, relevar, compreender, ceder e tantas outras coisas necessárias pra viver com as pessoas que eu amo; apesar de não ser livre, minhas "amarras" estão nas pessoas e coisas que me fazem feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário