terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre a Compaixão

Já citei, em algum momento, uma crônica de Rubem Alves falando sobre a compaixão, em que sua netinha a define como "meu coração fica junto com o coração dela"(a pessoa por quem se tem compaixão). Acho que é esta a definição do que sinto hoje. É terrível ver qualquer pessoa sofrer, mas alguém especial é muito pior! Não tenho "licença" para dizer quem sofre, mas tenho o coração por perto para ampará-lo. Difícil quando temos que decidir por 2 e não só por nós. Ah, a vida a dois é um mistério!!! Se exemplos servissem, haveria N bons e maus prá nos elucidar. Mas a vida de cada um e de cada dois é tão surpreendente... O que eu tenho a dizer é que eu mesma já achei que só seria feliz com UMA PESSOA ESPECIAL! Tive sorte, achei uma pessoa especial. Mas compreendi a tempo que esse ESPECIAL não teria que ser com "letras maiúsculas! Esse especial poderia ser apenas alguém que eu quizesse que fosse especial, que eu investisse prá que fosse especial, que pudesse "suportar meus péssimos dias e valorizar meus "pouquíssimos" bons dias, alguém que eu soubesse que poderia "suportar" em seus péssimos dias e assim por diante. A vida a dois é uma história que se constroi com descobertas, invasões, encantamentos, traições, conquistas, mortes, nascimentos... como qualquer história! Mas é um comprometimento com essa história DUPLA, em que a amizade, o respeito(seja lá o q se vai COMBINAR como limite para respeito), a cumplicidade(Ô palavrinha clichê), a tolerância e fundamentalmente o amor pela pessoa que um dia lhe despertou uma PAIXÃO com letras maiúsculas, o comprometimento com essa pessoa para uma convivência com letras normais, mas que a gente sabe que pode contar. Talvez se possa dizer que essa convivência seja uma forma de compaixão, de estar por perto quando se está bem e principalmente quando se está mal, quando se consegue um trunfo ou quando se sente derrotado; é difícil; requer maturidade, abnegação, altruísmo, enfim compaixão!
Numa vida a dois, temos que pensar em DOIS.
Hoje eu me sinto assim; sinto compaixão por duas pessoas queridas. E quero que saibam que "meu coração está junto dos seus".
E não como conselho, mas como "tempo de serviço", machuca menos quando a gente passa por uma fase ruim com uma pessoa que nos ama; CERTEZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário